Janeiro sem “Detox” e com 3 iniciativas para uma saúde nutricional equilibrada
O início do ano, para algumas pessoas é sinónimo de início (ou continuação) de uma rotina mais saudável. Quem nunca prometeu a si mesmo: “Este ano é que vai ser, serei mais saudável”?
Neste período, é quase impossível não ouvir falar de “detox” e dietas restritivas que prometem milagres em poucos dias. Principalmente após períodos tão festivos.
No entanto, quem me acompanha nesta jornada sabe que o caminho para uma saúde equilibrada e uma recuperação intestinal sólida, não precisa ser marcado por restrições extremas.
Para ajudar neste desafio de começar 2026 de forma mais consciente, selecionei três iniciativas simples para orientar as suas escolhas:
Aprecie a variedade: Cada refeição merece cor e sabor. Quanto mais diversificada for a sua seleção de alimentos, mais nutrientes essenciais estará a proporcionar ao seu corpo. A diversidade é a melhor amiga da sua microbiota intestinal.
Atenção aos sinais do seu corpo: Este é um exercício de autoconhecimento. Tente alimentar-se quando sentir fome (não espere até estar faminto) e pare quando estiver minimamente satisfeito. Respeite os limites e a saciedade do seu organismo.
Transforme as refeições em momentos de descanso: Nutrir o corpo é uma decisão que tomamos várias vezes ao dia. Se, eventualmente, uma refeição não for a mais adequada, não se culpe. Lembre-se: cada refeição é uma nova oportunidade para cuidar da sua nutrição.
Desejo que este ano seja marcado por escolhas conscientes e, acima de tudo, por uma relação mais harmoniosa com a comida.